Esta é minha dissertação de mestrado, está voltada às aprendizagens Matemáticas de um grupo de
professoras dos anos iniciais que, mesmo atuando em uma escola onde a equipe,
em geral, tem como objetivo a formação integral do aluno e, com a metodologia de
ensino utilizada para atingir este, estavam insatisfeitas com o trabalho que
realizavam, em relação ao ensinar e aprender da Matemática. As professoras foram
desafiadas a (re)significar conceitos iniciais e importantes, como o da construção do
número. Assim, foram realizadas oficinas pedagógicas, permeadas por discussões e
reflexões, as quais mostravam as lacunas de aprendizagens do grupo e serviam de
subsídio para a escolha das bases teóricas e do cronograma de atividades para a
próxima oficina, que versava sobre temáticas diferentes. A intenção era
desmistificar a concepção equivocada da Matemática por meio de sua história, da
problematização dos significados e da (re)construção dos conceitos implícitos nas
atividades, uma vez, que para qualquer metodologia de ensino ser eficaz, é
necessário a compreensão dos conceitos. Entendendo o aprendizado como um
processo contínuo de transformação do comportamento, durante as oficinas,
buscava-se aprender, ensinar e intervir juntos. As ideologias eram discutidas
abertamente, pois todo sujeito é subjuntivo e a produção de conhecimento
fomentado pela participação torna o trabalho mais complexo e desafiador. Através
de filmagens, fotografias, registros individuais em cadernos e o diário da
pesquisadora, foi realizada uma análise do trabalho desenvolvido. Percebeu-se que,
quando o educador reconhece que não fez o vínculo conceitual que gera
aprendizagens, sente-se inseguro no momento em que precisa lançar mão de tais
conceitos para o ensino. Foi possível observar que, num movimento de açãoreflexão-
ação, as professoras foram desconstruindo teorias, procedimentos e, ao
(re)construí-los, foram atualizando novos conhecimentos, valores, ideais,
constituindo uma formação sempre em construção, que requer uma contínua
reflexão. O estudo possibilitou a configuração de uma rede de conversação
aprendente, na qual não existe mais espaço para acomodações ou mesmices em
sala de aula. Formou-se um coletivo inteligente, que se responsabiliza pela
formação e prática docente com autoria e autonomia.
Palavras-chave: Formação de Professores. Aprendizagens Matemáticas. Anos
Iniciais.